Conheça os nossos cursos:

Psicologia
Informações sobre o Curso
Curso: Psicologia
Grau: Bacharelado e Licenciatura
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Matutino/Noturno
Regime Acadêmico: Semestral
Número de vagas anuais: 100 vagas anuais
Endereço de Funcionamento: Rua Anízio Pacheco Duque, n° 1000 – Bairro São Miguel, Arcoverde/PE – CEP: 56.509-220
Objetivo do Curso
O curso de Psicologia tem por objetivo geral criar condições objetivas e subjetivas, materiais e simbólicas, para uma formação solidamente fundamentada, apoiada no diálogo constante entre teoria e prática, formando profissionais capazes de atuar de forma criativa e autônoma, em diferentes campos profissionais, que contribuam para o avanço do conhecimento e que se engajem em práticas socialmente relevantes.
Este objetivo é buscado por meio do compromisso com uma formação que desenvolve uma rigorosa postura ética; que garanta o respeito a uma concepção abrangente e integrada dos processos psicológicos; que seja implicada na reflexão dos impactos sociais da atuação; que procure retornar à sociedade o investimento público na educação superior, por meio da pertinência e qualificação dos serviços que lhes são prestados; que promova uma postura proativa em relação ao contínuo processo de capacitação e aprimoramento pessoal e da própria Psicologia, enquanto área de conhecimento e de prática profissional.
Os Objetivos Específicos do Curso são:
- Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
- Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
- Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
- Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, Estado e da região do Sertão do Moxotó de Pernambuco, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
- Atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades de Arcoverde e região;
- Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia; e
- Aprimoramento e capacitação contínuos.
Ressaltamos que os objetivos apresentados estão diretamente relacionados às competências do perfil profissional do egresso, à estrutura curricular, ao contexto educacional, às características locais e regionais, às ênfases que norteiam esse projeto e às novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso, expressas a partir do que é requerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação em Psicologia.
- Matriz Curricular - A Matriz Curricular do Curso de Graduação em Psicologia é concebida de acordo com as Diretrizes Curriculares, Resolução CNE_CES Nº 1, de 11 de outubro de 2023, de forma flexível, estruturada em módulos semestrais, que reflete os PCNs previstos para o Ensino Médio, articula-se com a realidade sócio-histórico-cultural onde está inserido. - A Matriz Curricular do curso de Psicologia da Faculdade FACCON terá habilitação em Bacharelado, com uma carga horária de 4000 horas-relógio, e habilitação em Licenciatura, com uma carga horária mínima de integralização curricular de 4800 horas-relógio, assim distribuídas: - 2440 horas referentes às disciplinas teóricas e práticas. Com disciplinas de 60 horas e outras de 40 horas em sua carga horária total. Sendo a disciplina de Libras obrigatória para todos os cursos da Graduação na Faculdade FACCON.
- 420 horas de Projetos de Extensão;
- 80 horas de Trabalho de Conclusão de Curso;
- 240 horas de Estágio Básicos Supervisionados do I ao VI;
- 560 horas de Estágio Supervisionado Específico I e II;
- 100 horas de Atividades Complementares;
- 160 horas de Disciplinas Optativas (relacionadas às Ênfases).
- 500 horas referente a disciplinas teóricas e práticas em Licenciatura;
- 300 horas de Estágio Supervisionado em Licenciatura.
 - Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Psicologia, formação em Bacharelado e Licenciatura, da Faculdade Conceito Educacional – FACCON: - MATRIZ CURRICULAR DE PSICOLOGIA COM HABILITAÇÃO EM BACHARELADO E LICENCIATURA - 1º PERÍODO - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - Sociologia Geral - – - 40 - 40 - Bases Filosóficas - – - 40 - 40 - Anatomia Aplicada a Psicologia - – - 60 - 60 - Introdução a Antropologia - – - 40 - 40 - Processos Básicos I: Cognição - – - 40 - 40 - A Ciência Psicológica e suas Psicologias - – - 60 - 60 - Bioética - – - 40 - 40 - Saúde Coletiva - 20 - 20 - 40 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 20 - 340 - 360 - 2º PERÍODO - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - Bioestatística - – - 40 - 40 - Neurofisiologia - – - 40 - 40 - História da Psicologia no Brasil - – - 60 - 60 - Metodologia em Pesquisa - – - 40 - 40 - Processos Básicos II: Aprendizagem - – - 40 - 40 - Libras – Língua Brasileira de Sinais - – - 40 - 40 - Psicologia do Desenvolvimento I: Infância - – - 60 - 60 - Projeto de Extensão I - 60 - – - 60 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 60 - 320 - 380 - 3º PERÍODO - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - Psicologia Social - – - 60 - 60 - Teoria da Constituição do Sujeito - – - 60 - 60 - Processos de Subjetivação e Decolonialidade - – - 60 - 60 - Processos Básicos III: Pensamento e Linguagem - – - 60 - 60 - Psicologia do Desenvolvimento II: Adolescência - – - 60 - 60 - Estágio Supervisionado Básico I - 20 - 20 - 40 - Projeto de Extensão II - 60 - – - 60 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 80 - 320 - 400 - 4º PERÍODO - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - Avaliação Psicológica I - 20 - 40 - 60 - Psicologia da Educação - – - 60 - 60 - Psicopatologia I - – - 60 - 60 - Psicologia do Desenvolvimento III: Adultez e Terceira Idade - – - 60 - 60 - Análise Experimental do Comportamento - – - 60 - 60 - Estágio Supervisionado Básico II - 20 - 20 - 40 - Projeto de Extensão III - 60 - – - 60 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 100 - 300 - 400 - 5º PERÍODO - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - Avaliação Psicológica II - 20 - 40 - 60 - Psicologia do Esporte - – - 40 - 40 - Bases da Terapia Cognitiva Comportamental - – - 40 - 40 - Psicopatologia II - – - 60 - 60 - Psicologia da Personalidade - – - 40 - 40 - Bases da Teoria Psicanalítica - – - 60 - 60 - Estágio Supervisionado Básico III - 20 - 20 - 40 - Projeto de Extensão IV - 60 - – - 60 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 100 - 300 - 400 - 6º PERÍODO - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - Avaliação Psicológica III - 20 - 40 - 60 - Psicologia Organizacional - – - 40 - 40 - Bases Fenomenológicas - – - 40 - 40 - Psicofarmacologia - – - 60 - 60 - Dinâmicas e Terapias Grupais - 20 - 40 - 60 - Psicologia Comunitária e Intervenção Psicossocial - – - 60 - 60 - Estágio Supervisionado Básico IV - 20 - 20 - 40 - Projeto de Extensão V - 60 - – - 60 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 120 - 300 - 420 - 7º PERÍODO - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - Psicodiagnóstico - 20 - 40 - 60 - Psicologia Hospitalar - – - 40 - 40 - Ética Profissional - – - 40 - 40 - Psicoterapia Breve (teorias e técnicas) - – - 60 - 60 - Neuropsicologia - 20 - 40 - 60 - Neurofarmacologia - – - 60 - 60 - Estágio Supervisionado Básico V - 20 - 20 - 40 - Projeto de Extensão VI - 60 - – - 60 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 120 - 300 - 420 - 8º PERÍODO - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - Ênfase A - Ênfase B - Optativa I - 40 - 40 - Psicologia Jurídica - – - 40 - 40 - Teorias e Técnicas Psicoterápicas (psicanalíticas) - 20 - 40 - 60 - Teorias e Técnicas Psicoterápicas (fenomenológicas existenciais) - 20 - 40 - 60 - Teorias e Técnicas Psicoterápicas (comportamentais) - 20 - 40 - 60 - Trabalho de Conclusão de Curso I - – - 40 - 40 - Estágio Supervisionado Básico VI - 20 - 20 - 40 - Projeto de Extensão VII - 60 - – - 60 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 140 - 260 - 400 - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - 9º PERÍODO - Ênfase A - Ênfase B - Estágio Supervisionado Específico I - 280 - 280 - Optativa II - 40 - 40 - Trabalho de Conclusão de Curso II - – - 40 - 40 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 280 - 80 - 360 - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - 10º PERÍODO - Ênfase A - Ênfase B - Estágio Supervisionado Específico II - 280 - 280 - Optativa III - 40 - 40 - Optativa IV - 40 - 40 - Atividades Complementares - 100 - – - 100 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 380 - 80 - 460 - CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO - 4000 HORAS - DISCIPLINAS PARA FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM PSCICOLOGIA - 11º PERÍODO - DISCIPLINAS - CH-P - CH-T - T - Educação Escolar Inclusiva - 20 - 40 - 60 - Política e Organização da Educação Básica no Brasil - 20 - 40 - 60 - Teorias do desenvolvimento, Práticas Escolares e Processos de Subjetivação - 40 - 60 - 100 - Psicologia Histórico-Cultural e Educação - 20 - 40 - 60 - Psicologia da educação: constituição do sujeito, desenvolvimento e aprendizagem na escola, cultura e sociedade - 20 - 40 - 60 - Psicologia da Educação: Uma Abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar - 40 - 60 - 100 - Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Práticas Escolares - 20 - 40 - 60 - Estágio supervisionado - 300 - – - 300 - CARGA HORÁRIA TOTAL - 480 - 320 - 800 - CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO PARA LICENCIATURA - 4.800 - DISCIPLINAS OPTATIVAS - Ênfase A - Ênfase B - CARGA HORÁRIA - Ludoterapia - Distúrbios de Aprendizagem - 40 horas - Tanatologia e Suicidologia - Saúde do Trabalhador - 40 horas - Terapia Sistêmica Familiar - Projetos Sociais em Psicologia - 40 horas - Psicodrama - Psicologia Forense - 40 horas - Intervenções Clínicas e Manejo de Crise - Psicologia do Trânsito - 40 horas - Terapias Expressivas - Direito a Saúde - 40 horas - Psicologia Baseada em Evidências - Psicologia: Situações de Emergência e Vulnerabilidade Sociais - 40 horas - Psicomotricidade - Gestão e Atenção à Saúde Mental - 40 horas - A organização do currículo obedece aos princípios de flexibilização, interdisciplinaridade, acessibilidade metodológica e compatibilidade de carga horária total, descritos ao longo deste documento. 
Projetos do curso
O curso de Psicologia da Faculdade FACCON terá a seguinte organização para os Projetos de Extensão Curriculares, disponíveis na Estrutura do curso:
- Projeto de Extensão I – Formação Interprofissional de Saúde na Assistência Básica de Saúde – ABS: Reconhecer o que é trabalho em saúde; identificar se existe relação interprofissional dentro do processo de trabalho em saúde da equipe, com diagnóstico e proposta de trabalho que fortaleça o relacionamento interpessoal e interprofissional da equipe. Como proposta de avaliação realizarão um questionário produzido e aplicado pelo grupo de estudantes na Assistência Básica – AB.
- Projeto de Extensão II – Território: Os alunos farão reconhecimento estrutural, conhecimento do funcionamento dentro da Estratégia Saúde da Família – ESF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Como proposta de avaliação realizarão um relatório de atividades de campo e um instrumento para coleta de dados.
- Projeto de Extensão III – Território (Foco em grupo vulneráveis): Os alunos farão um levantamento de dados por meio do instrumento desenvolvido no Projeto de Extensão II. Como proposta de avaliação realizarão apresentação de dados epidemiológicos e descritivos, bem como planejamento de intervenções a serem realizadas no Projeto de Extensão IV.
- Projeto de Extensão IV – interdisciplinaridade: Os alunos realizarão discussão dos casos com abordagem Multiprofissional. Como proposta de avaliação realizarão entrega de um produto científico (artigo).
- Projeto de Extensão V – Intervenção Comunitária: Os alunos executarão a proposta de intervenção em saúde, proposta no Projeto de Extensão III. Como proposta de avaliação realizarão entrega de um produto científico (relato de experiência).
- Projeto de Extensão VI – Empreendedorismo (projeto): Os alunos realizarão um levantamento dos perfis Empreendedores e serviços realizados na região. Como proposta de avaliação realizarão uma feira de experiências exitosas de Empreendedorismo em Saúde.
- Projeto de Extensão VII – Empreendedorismo: Os alunos realizarão um curso de formação em Empreendedorismo. Como proposta de avaliação realizarão um plano de carreira.
Coordenação acadêmica
Prof. Me. Julianne Milenna Padilha Rolim
A Professora Julianne Milenna Padilha Rolim é Mestre em Gestão Empresarial; professora da FACCON desde 2019; responsável pelo Núcleos NAR e NAC da Faculdade FACCON desde 2022; e em fevereiro de 2023 aceitou o convite para ser a Coordenação do curso de Psicologia da Faculdade FACCON.
Tem Graduação em Psicologia (UNIFAVIP); Pós-graduação em Psicologia Organizacional (UNIFAVIP); Pós-graduação em Psicologia do Trânsito (IPEMIG); e Mestrado em Gestão Empresarial (UNIFBV). Possui experiência de 2 anos na Preceptoria de cursos de Psicologia; experiência de 7 anos como professora na Graduação em Psicologia, nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Direito, Administração e Odontologia; experiência profissional de 7 anos atuando na área clínica realizando processos de avaliação psicológica e psicoterapia a partir da abordagem psicanalítica; experiência de 2 anos como Coordenadora no Núcleo de Atendimento e Relacionamento com o Aluno (NAR) e Núcleo de Acessibilidade (NAC).
NDE – NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE PSICOLOGIA
- Julianne Milenna Padilha Rolim (Coordenadora e Docente), Mestre, Tempo Integral;
- Patrícia Ivanca de Espindola Gonçalves (Docente), Mestre, Tempo Integral;
- Giliane Cordeiro Gomes (Docente), Doutora, Tempo Parcial;
- Rosemberg Cavalcanti Belém (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
- Ana Paula Galdino de Oliveira (Docente), Mestre, Tempo Parcial.
O Colegiado do Curso de Psicologia da Faculdade FACCON é responsável pelo assessoramento consultivo e deliberativo em matéria didático-pedagógica e científica do Curso. O Colegiado é presidido pela coordenação e os docentes do curso.
O Colegiado é composto pelos seguintes membros:
- Julianne Milenna Padilha Rolim (Coordenadora e Docente), Mestre, Tempo Integral;
- Patrícia Ivanca de Espindola Gonçalves (Docente), Mestre, Tempo Integral;
- Giliane Cordeiro Gomes (Docente), Doutora, Tempo Parcial;
- Marília da Conceição de França Cavalcanti (Docente), Especialista, Tempo Parcial;
- Maria Cláudia Silva (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
- Leandro Camilo Alves (Representante dos alunos)
Periódicos do curso de Psicologia da Faculdade Conceito Educacional – FACCON.
- Psicologia e sociedade – Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/
- Psicologia ciência e profissão – Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/
- FRACTAL – Revista de Psicologia – Disponível em: http://www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/Fractal/index
- Revista Psicologia em Pesquisa – Disponível em: http://www.ufjf.br/psicologiaempesquisa/
- Psicologia em Estudo – Disponível em: http://www.ufjf.br/psicologiaempesquisa/
- Revista de Psicologia da IMED – Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico
- PSICOLOGIA & SOCIEDADE – Disponível em: http://www.ufrgs.br/seerpsicsoc/ojs/
- Revista Psicologia em Foco – Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco
- Estudo de Psicologia – Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco
- Psicologia em Foco – Disponível em: http://periodicos.piodecimo.edu.br/online/index.php/psicologioemfoco
- Ciência, Cuidado e Saúde – Disponível em: www.den.uem.br/contato-1
- Saúde Legis – Ministério da Saúde – Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br
- Saúde em Debate – Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/about
- Cadernos Saúde Coletiva – Disponível em: http://www.iesc.ufrj.br/index.php/cadernos/inicio
- Revista de Saúde Pública (ONLINE) – Disponível em: https://rsp.fsp.usp.br/
- CAPES – Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?
- Fenomenologia e Psicologia – Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/fenomenolpsicol/
- Revista Latino-americana de Psicologia – Disponível em: http://www.elsevier.es/es-revista-revista-latinoamericana-psicologia-205
- Revista Internacional de Psicologia – Disponível em: http://www.revistapsicologia.org/index.php/revista
- Revista Científica de Educação – Disponível em: https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE
- Revista Brasileira de Educação – Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/
Semestralmente o acervo de livros e periódicos é atualizado, seja em relação a aquisição de novos títulos ou compra de mais exemplares de títulos já existentes de acordo com as obras mais demandadas, existindo plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço da Biblioteca.
 
								