FACCON

Quem somos

A Faculdade Conceito Educacional – FACCON, nasce com a missão de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão como pilares essenciais para o desenvolvimento dos nossos futuros profissionais. Por essa razão, buscamos em nossos princípios institucionais o pluralismo e humanismo, a fim de que nos guiem na formação dos nossos discentes.

É assim que a nossa instituição representa a vivência do desenvolvimento contínuo entre o ensino e a prática.

Missão

A Faculdade FACCON tem como Missão desenvolver um ensino conceito para os nossos discentes, para que desenvolvam o aprendizado e a prática em seu ambiente de atuação.

Visão

Promover a prática do ensino de excelência, para a promoção do desenvolvimento de práticas inovadoras e estratégicas, por nossos futuros profissionais.

Valores

● Incentivar a responsabilidade pelo desenvolvimento do trabalho coletivo.
● Ampliar o respeito como princípio das relações futuras éticos-profissionais dos nossos profissionais;
● Acompanhar as ações inovadoras desenvolvidas no meio ambiente acadêmico como fruto para as ações profissionais;
● Buscar a excelência do ensino-prática entre os formadores e discentes.

Mais informações

▪ Nome da Mantenedora: SESRIO Educacional Ltda

▪ Nome da IES/Sigla: Faculdade Conceito Educacional – FACCON

▪ Código da IES: 18604

▪ Categoria administrativa: Privada com fins Lucrativos

▪ Endereço: Rua Anízio Pacheco Duque, n° 1000 – Bairro São Miguel – Arcoverde/PE – CEP: 56.509-220.

▪ CNPJ: 20.765.397/0001-10

Diretor: Prof. Clodoaldo José de Lima

Área de Formação: Direito

Titulação: Mestre

                             

Diretora: Prof.ª Kelly Cordeiro Antas Dantas

Área de Formação: Direito

Titulação: Mestre

                                                      

Diretor: Prof. Humberto Rochimin Fernandes

Área de Formação: Enfermagem

Titulação: Mestre

 

Diretor: Prof. Georges Kelbert de Albuquerque Freire

Área de Formação: Enfermagem

Titulação: Mestre

 A CPA da Faculdade FACCON está consolidada institucionalmente e os segmentos têm participado dos processos por ela desencadeados. Afora conduzir os processos de avaliação, a CPA é responsável por sistematizar e prestar contas de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) e por planejar e sugerir ações corretivas para a melhoria de aspectos identificados nas autoavaliações. Desse modo, a comissão atua para aprimorar as atividades da IES, para colaborar com o processo avaliativo externo e para supervisionar a implementação das recomendações sugeridas. 

Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade FACCON

Presidente: Antônio Justino de Arruda Neto

Representante do corpo Docente: Anne Gabriele Alves Guimarães

Representante do corpo Técnico-Administrativo: Cláudia do Nascimento Almeida

Representante do corpo Discente: Maria Gabriela Santana de Lima Lourenço

Representante da Sociedade Civil: Marcela Freire de Macêdo

Ato de Designação da CPA: Portaria FACCON Nº 27/2023 (criar link com anexo)

Norma da CPA 
Relatório de autoavaliação institucional triênio 2020 a 2023
Portaria CPA

Caso precise falar com o CPA, mande e-mail: cpa@faccon.edu.br

O Conselho Universitário é órgão de natureza normativa, deliberativa, jurisdicional e consultiva da FACCON para assuntos de planejamento, administração geral, ensino, pesquisa e extensão. Objetiva proporcionar amplo espaço para discussão democrática e o aprimoramento das práticas da Instituição e, também, a institucionalização de suas normas e regulamentos. As reuniões são registradas em atas e ocorrem ordinariamente duas vezes por ano e, extraordinariamente, quando houver convocação do seu Presidente, sendo assegurada a sua independência e autonomia na relação com a Mantenedora, buscando uma coerência como os fundamentos assinalados no PDI. Atualmente, compõem o CONSUP da FACCON:

 

  • Kelly Cordeiro Antas Dantas (Diretora Administrativa Financeira);
  • Clodoaldo José de Lima (Diretor Acadêmico);
  • Humberto Rochimin Fernandes (Diretor Institucional)
  • Maria de Fatima Tomas Alves (Representante da Mantenedora);
  • Antônio Justino de Arruda Neto (Representante dos Coordenadores);
  • Givanilson Bezerra de Lima (Representante dos Docentes);
  • Maria Gabriela Santana de Lima Lourenço (Representante dos Discentes);
  • Cláudia do Nascimento Almeida (Representante do corpo técnico-administrativo);
  • Marcela Freire de Macêdo (Representante da Sociedade Civil);
  • Ully Yale Barbosa Galvão Leite – Secretária. 

 

Ato de Designação do CONSUP: Portaria FACCON Nº 28/2023

Regimento Institucional

Credenciamento Institucional: Portaria de Nº 1440 de 14/11/2014

Cursos de Graduação Presencial:

Código e-MEC

Curso

Grau

Conceito do Curso – CC

Portaria

1351361

Administração

Bacharelado

5

Portaria de Autorização de Nº 1298 de 13/12/2017

1351362

Ciências Contábeis

Bacharelado

4

Portaria de Autorização de Nº 1239 de 30/11/2017

1442190

Direito

Bacharelado

4

Portaria de Autorização de Nº 365 de 12/08/2018

Fonte: e-MEC

Canal permanente de comunicação com o objetivo de auxiliar na melhoria constante dos serviços educacionais prestados pela Faculdade FACCON.

É muito importante para a FACCON o seu posicionamento quanto a crítica, elogios e sugestões.

E-mail da ouvidoria FACCON: ouvidoria@faccon.edu.br

O Laboratório de Informática da Faculdade FACCON é um espaço onde é realizada a articulação entre a teoria e a prática, objetivando o embasamento das disciplinas ofertadas ao longo do curso, através das práticas e pesquisas do referencial didático, propiciando a construção dos conhecimentos e sua aplicabilidade em benefício do processo ensino aprendizagem e da coletividade a qual o mesmo está inserido.

A estrutura física do laboratório de formação da Faculdade FACCON foi concebida para atender às necessidades de professores e alunos do Curso, aqui proposto, que inclui em seu currículo disciplinas que necessitam de laboratórios de ensino para as aulas práticas. A qualidade dos recursos materiais específicos do Curso está coerente com a proposta curricular, favorecendo a aquisição e ampliação do conhecimento e o exercício de práticas profissionais.

A manutenção e conservação das instalações físicas são realizadas por pessoal competente contratado pela Faculdade.

              

Horário de Funcionamento do Laboratório

O laboratório de informática da Faculdade FACCON assegura acessos diários de 2ª à 6ª feira, no horário das 8h às 22h, para que os docentes e discentes tenham condições de desenvolvimento de suas pesquisas, trabalhos e consultas.

A infraestrutura da Faculdade FACCON possui área total de 1230 m² e está situada na Rua Anízio Pacheco Duque, n° 1000 – Bairro São Miguel – Arcoverde/PE – CEP: 56.509-220.

O Prédio conta com espaços modernos e confortável, bem distribuídos e sinalizados, além de estar todo de acordo com as normas de acessibilidade, para garantir inclusão a todos os cidadãos de Arcoverde e região.

A distribuição do espaço físico da Faculdade atende à demanda dos cursos ofertados e possibilita a vinda de novos cursos de graduação e pós-graduação. O prédio está distribuído da seguinte forma:

 

ESPAÇO FÍSICO

QUANTIDADE

INSTALAÇÕES

ÁREAm²

ÁREA TOTAL

06

Salas de Aula

50,00

250,00

04

Salas de Aula

25,00

50,00

01

Laboratório de Informática

55,55

55,55

01

Laboratório de Microscopia

55,55

55,55

01

Laboratório de Anatomia

55,55

55,55

01

Laboratório de Bioquímica

75,00

75,00

01

Laboratório de Práticas de Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica.

55,55

55,55

01

Sala do Técnico de Laboratório

10,00

10,00

01

Auditório

75,55

75,55

01

Biblioteca

65,55

65,55

01

Salas dos Professores

30,00

30,00

01

Salas de Professores em regime de Tempo Integral

10,00

10,00

02

Sala de trabalho para Coordenadores 

10,00

20,00

01

Núcleo de Pesquisa e Extensão – NEP

10,00

10,00

01

Sala do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica

40,00

40,00

01

Sala do NDE/ Reuniões

20,00

20,00

01

Sala do Comercial e Núcleo de Empregabilidade e Carreira – NEC

35,55

35,55

01

Secretaria; Financeiro; e RH/ DP

30,00

30,00

01

Sala de Arquivo

10,00

10,00

01

Recepção e Sala de Atendimento

30,00

30,00

01

Sala de Direção

15,00

15,00

01

Lanchonete

20,00

20,00

02

Área de Convivência

55,00

110,00

01

NAR – Núcleo de Atendimento e Relacionamento com o Aluno e NAC – Núcleo de Acessibilidade

20,00

20,00

01

CPA – Comissão Própria de Avaliação

10,00

10,00

02

Baterias de Banheiros Masculinos

65,00

130,00

02

Baterias de Banheiros Feminino

65,00

130,00

01 

Almoxarifado

5,00

5,00

 

Norma 001 – Regimento Faculdade FACCON

Norma 002 – Programa de Apoio a Capacitacao Docente

Norma 003 – REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Norma 004 – Manual do Trabalho de Conclusão de Curso FACCON

Norma 005 – REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Norma 006 – PROCESSO DE AVALIAÇÃO E CALCULO DA NOTA

Norma 007 – REGIME ESPECIAL

Norma 008 – REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Norma 009 – REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

Norma 010 – REGULAMENTO DA OUVIDORIA

Norma 011 – REGULAMENTO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

Norma 012 – PROCEDIMENTOS PARA OS CASOS DE USO DE MEIOS ILÍCITOS EM AVALIAÇOES

Norma 013 – DISPENSA DE COMPONENTES CURRICULARES NOS CURSOS DE GRADUACAO

Norma 014 – Abono de Faltas

Norma 015 – REGULAMENTO DO NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

Norma 016 – REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSOS

Norma 018 – REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

Norma 019 – Manual do Discente FACCON

Norma 020 – Manual do Docente FACCON

Norma 021 – AGÊNCIA DE EMPREGO E APOIO AO ALUNO – CARREIRAS

Norma 022 – NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE (NAC)

Norma 023 – NÚCLEO DE ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O ALUNO (NAR)

Norma 024 – REGULAMENTO PARA CONCESSAO DE BOLSA DE ESTUDOS

Norma 025 – REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS

Norma 026 – REGULAMENTO GERAL DA SECRETARIA ACADÊMICA DA FACCON

Norma 027 – MANUAL DE CONDUTA PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Norma 028 – PROGRAMA DE ATENDIMENTO EXTRACLASSE

Norma 030 – CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

Norma 031 – Regimento Interno do NPJ FACCON

CURSO DE ENFERMAGEM FACCON

 

  1. Informações sobre o Curso

 

Informações sobre o Curso

Curso: Enfermagem

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial 

Turno de funcionamento: Matutino/Noturno

Regime Acadêmico: Semestral

Número de vagas anuais: 100 vagas anuais

Endereço de Funcionamento: Rua Anízio Pacheco Duque, n° 1000 – Bairro São Miguel, Arcoverde/PE – CEP: 56.509-220

Portaria de Criação do Curso

 

  1. Objetivo do Curso

 

Na Faculdade FACCON, o Curso de Enfermagem foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da FACCON, que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país, por meio de um ensino superior de qualidade que proporciona conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos estejam aptos a colaborar com a saúde e bem-estar da população de Arcoverde e região, assim como com a responsabilidade ética e profissional com a ciência da Enfermagem.

Os objetivos gerais para o Curso de Enfermagem da FACCON são:

  • Formar Enfermeiros dotados de conhecimentos teóricos e práticos pautados cientificamente, do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades;
  • Buscar aliar competência técnica, ética, política, ecológica, social e educativa;
  • Desenvolver ações, pautadas na realidade social do indivíduo e da coletividade, na perspectiva da prevenção de doenças e recuperação da saúde dos cidadãos de Arcoverde e região;
  • Contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS;
  • Exercer sua profissão, com autonomia, competência, interdisciplinar e transdisciplinar, contribuindo como cidadãos e como profissionais para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população do Sertão do Moxotó.

Os Objetivos Específicos do Curso são:

  • Formar Enfermeiros com competências nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa, priorizando a promoção na saúde e a prevenção de doença;
  • Compreender a enfermagem na condição de prática social, historicamente estruturada e socialmente articulada às demais disciplinas da saúde;
  • Garantir um perfil profissional que contemple a detenção de conhecimentos, habilidades e atitudes de modo a atender o perfil epidemiológico da região, compreendendo a realidade de saúde da população, suas condições de vida e os determinantes sociais do processo saúde-doença;
  • Manter parceria entre ensino e serviço (assistência, pesquisa e extensão) através de estratégias de integração e metodologias reflexivas que possibilitem as capacidades de observação, juízo, decisão e transformação da prática;
  • Estimular o questionamento e curiosidade do aluno pelo processo de produção de serviços, de saúde, de metodologias, de tecnologias e registro de patentes;
  • Incentivar a educação continuada em saúde sob a forma de reciclagem em serviços, cursos de Pós-Graduação, núcleos de estudos por áreas de interesse;
  • Fortalecer os programas voltados à de Saúde Coletiva, como o Programa de Saúde da Família e o próprio SUS, como modelo epidemiológico clínico, centrado no trabalho de equipe interdisciplinar, discutindo e/ou aprofundando o papel da Enfermagem;
  • Promover a integração da ética, cidadania e compromisso social; e
  • Permitir o domínio dos métodos clínicos e epidemiológicos na abordagem dos problemas individuais e coletivos de saúde da população de Arcoverde e regiões circunvizinhas.

 

  1. Matriz Curricular

 

A Matriz Curricular do Curso de Enfermagem da Faculdade Conceito Educacional – FACCON é concebida de forma flexível, estruturada em módulos semestrais, que têm um propósito em si mesmo, ou seja, existe um relacionamento entre as disciplinas do mesmo módulo de forma a desenvolver nos alunos um conjunto articulado de competências.

A carga horária mínima exigida para integralização curricular do Curso de Enfermagem da FACCON é de 4090 horas, assim distribuídas:

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

%

Carga Horária Total das Disciplinas – Teóricas e Práticas

2460 horas

60,14 %

Atividades complementares

200 horas

4,88%

Atividade Curricular de Extensão (ACEX)

420 horas

10,26%

Estágio Supervisionado

890 horas

27,76%

Trabalho de Conclusão de Curso I e II (TCC I e TCC II)

120 horas

2,93 %

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

 

4090 horas

 

100%

 

 

 

1º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

1

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

ANATOMIA HUMANA

40

20

0

60

BIOQUÍMICA HUMANA

40

20

0

60

CITOLOGIA E HISTOLOGIA

40

20

0

60

COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

30

0

0

30

INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA ENFERMAGEM

30

0

0

30

SAÚDE COLETIVA

40

20

0

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

220

80

0

300

MATRIZ CURRICULAR DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACCON

 

2º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

2

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM

30

0

0

30

BIOESTATÍSTICA

30

0

0

30

BIOFÍSICA HUMANA

30

0

0

30

FISIOLOGIA HUMANA

40

20

0

60

EMBRIOLOGIA

20

10

0

30

METODOLOGIA APLICADA A SAÚDE

30

0

0

30

SEMIOLOGIA

40

20

0

60

GENÉTICA HUMANA

30

0

0

30

ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO I (ACEX I)

0

0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

250

50

60

360

 

 

 

 

 

 

 

3º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

3

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

FARMACOLOGIA

40

20

0

60

PARASITOLOGIA

20

10

0

30

PATOLOGIA GERAL

40

20

0

60

SEMIOTÉCNICA

30

30

0

60

MICROBIOLOGIA

20

10

0

30

EPIDEMIOLOGIA

30

0

0

30

IMUNOLOGIA

30

0

0

30

ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO II (ACEX II)

0

0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

210

90

60

360

 

 

 

 

 

 

 

4º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

4

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE

30

0

0

30

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

40

20

0

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER I

40

20

0

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER II

40

20

0

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO RECÉM NASCIDO E DA CRIANÇA

40

20

0

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE

20

10

0

30

ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO III (ACEX III)

0

0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

210

90

60

360

 

     
 

5º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

5

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO I

40

20

0

60

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

40

20

0

60

CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO I

20

10

0

30

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O CUIDADO

30

0

0

30

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

20

10

0

30

DIREITO A SAÚDE

30

0

0

30

ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA

40

20

0

60

ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO IV (ACEX IV)

0

0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

230

130

60

360

 

 

 

 

 

 

 

 

6º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

 

6

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO II

40

20

0

60

CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO II

40

20

0

60

HEMATOLOGIA CLÍNICA

20

10

0

30

GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

20

10

0

30

TÓPICOS INTEGRADORES I

0

60

0

60

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DOMICILIADA

20

10

0

30

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

20

10

0

30

ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO V (ACEX V)

0

0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

160

150

60

360

 

     
 

7º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

7

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS

40

20

0

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO

40

20

0

60

ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA E DERMATOLOGIA

20

10

0

30

CUIDADO DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

40

20

0

60

ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

40

20

0

60

SAÚDE DO TRABALHADOR

30

0

0

30

EXTENSÃO VI

0

0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

210

90

60

360

 

 

    
 

8º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

8

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE A PESSOAS DE GRUPO POPULACIONAIS SOCIALMENTE DIVERSOS (LGBTQIA+, POPULAÇÃO NEGRA, INDÍGENAS)

40

20

0

60

EMPREENDEDORISMO

30

0

0

30

EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TÉCNICAS DO ENSINO

40

20

0

60

GESTÃO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

30

0

0

30

GESTÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR

20

10

0

30

PROGRAMAS NACIONAIS EM SAÚDE COLETIVA

30

0

0

30

ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO VII (ACEX VII)

0

0

60

60

OPTATIVA I

30

0

0

30

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

220

110

60

330


   
 
 

9º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

9

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

30

30

0

60

TÓPICOS INTREGRADORES II

0

60

0

60

OPTATIVA II

30

0

0

30

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

0

490

0

490

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

60

580

0

640

 

     
 

10º SEMESTRE

 

CARGA HORÁRIA

10

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

ACEX

CH TOTAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

0

400

0

400

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

30

30

0

60

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

0

200

0

200

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

30

630

0

660

 

     

CH

DISCIPLINAS TEÓRICO – PRÁTICAS

2580 horas

ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACEX)

420 horas

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

890 horas

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

200 horas

CARGA HORÁRIA TOTAL

4.090 horas

 

 

OPTATIVA

CARGA HORÁRIA

INGLÊS INSTRUMENTAL

30 horas

ENFERMAGEM DERMATOFUNCIONAL

30 horas

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

30 horas

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

30 horas

ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM AEROESPACIAL

30 horas

TECNOLOGIAS E INFORMATIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE SAÚDE

30 horas

       

 

 

  1. Projetos do curso

 

O NDE do curso de Enfermagem já estrutura como Projetos de Pesquisa e Extensão para o curso:

 

Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Diversidade – GEPED: tem por objetivo trabalhar os conceitos necessários à prática em saúde e assistência integral de populações socialmente diversas e transexualidade; compreender os caminhos de gênero, sexualidade, racismo estrutural, sexismo; Interseccionalidades; Entender e compreender a importância da prática em saúde voltada às necessidades dos grupos; Práticas psicossociais de assistência.

Grupo de pesquisa em Enfermagem Clínica – GEPEC: está em fase de projeto, recrutará discentes de Enfermagem, com o objetivo de realização de pesquisas que contribuam na formação dos mesmos voltadas a enfermagem clínica e no desenvolvimento de publicações que atendam a população em geral, difundindo a ciência e levando o nome da FACCON.

CICATRIZE: Grupo de extensão voltado ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades voltadas à pessoas com risco de desenvolver lesões de pele ou que já possua, bem como portadores de ostomias. A ser desenvolvido em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, os estudantes terão a oportunidade de executar ações de educação em saúde, prevenção e tratamento.

 

  1. Corpo Docente

 

Belarmino Santos de Sousa Junior (Coordenador) – Doutor

Ana Caroline Costa Xavier – Mestre

Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutor

Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão – Mestre

Daniel Cândido de Lima – Mestre

Danielle Belmira Ferraz Figueiredo Torres – Mestre

Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães – Doutor

Julianne Milena Padilha Rolim – Mestre

Marília Alves Dos Santos Pereira – Mestre

Silvana Cavalcanti dos Santos – Doutor

 

  1. Coordenação acadêmica

 

A Coordenação do Curso de Enfermagem da FACCON será realizada pelo Professor Belarmino Santos de Sousa Júnior. O Professor tem graduação em Enfermagem pela Universidade Potiguar (UnP), Natal-RN. Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (PPGENF/UFPE). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI); Enfermagem Gerontogeriátrica; Enfermagem em Dermatologia com ênfase em Feridas. Atualmente está como Professor da Graduação em Enfermagem na Faculdade Conceito Educacional (FACCON), Arcoverde – PE; Coordenador Pedagógico do Curso da Graduação em Enfermagem e Coordenação do Núcleo de Extensão Curricular (NUEC/FACCON). Foi enfermeiro assistencial com foco nas áreas de Unidade de Terapia Intensiva e Centro cirúrgico. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional Dom Moura – Garanhuns – PE.

 

  1. NDE – Núcleo Docente Estruturante do Curso NDE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • Belarmino Santos de Sousa Júnior (Coordenador/ Docente), Doutor, Tempo Integral;
  • Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães (Docente), Doutora, Tempo Parcial;
  • Silvana Cavalcanti dos Santos (Docente), Doutora, Tempo Parcial;
  • Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
  • Marilia Alves Dos Santos Pereira (Docente), Mestre, Tempo Integral.

Portaria do NDE

 

  1. Colegiado do Curso

 

Belarmino Santos de Sousa Junior (Coordenador) – Doutor

Ana Caroline Costa Xavier – Mestre

Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutor

Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão – Mestre

Daniel Cândido de Lima – Mestre

Danielle Belmira Ferraz Figueiredo Torres – Mestre

Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães – Doutor

Julianne Milena Padilha Rolim – Mestre

Marília Alves Dos Santos Pereira – Mestre

Silvana Cavalcanti dos Santos – Doutor

 

  1. Periódicos do curso de Enfermagem da Faculdade Conceito Educacional – FACCON. 

 

  • Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental – Disponível em: unirio.br/cuidadofundamental/index
  • Revista Ciência & Saúde Coletiva – Disponível em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/#
  • Ciência, Cuidado e Saúde – Disponível em: www.den.uem.br/contato-1
  • Saúde em Debate – Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/about
  • Pensar a Prática – Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/fef/about
  • Revista Latino-Americana de Enfermagem – Disponível em:

http://rlae.eerp.usp.br/

  • Acta Paulista de Enfermagem – Disponível em:

https://acta-ape.org/

  • Revista da Escola de Enfermagem da USP (ONLINE) – Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/reeusp

  • Revista Brasileira de Enfermagem – Disponível em:

https://reben.com.br/revista/

  • Revista de Saúde Pública (ONLINE) – Disponível em:

https://rsp.fsp.usp.br/

  • Revista Gaúcha de Enfermagem – Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/rgenf

  • Texto & Contexto Enfermagem – Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/textoecontexto

  • Cogitare Enfermagem – Disponível em:

https://revistas.ufpr.br/cogitare

  • Cadernos Saúde Coletiva – Disponível em:

http://www.iesc.ufrj.br/index.php/cadernos/inicio

 

Além dos periódicos sugeridos, os alunos de Enfermagem da Faculdade FACCON poderão utilizar a Biblioteca Virtual “Curadoria Editora”, com mais de 4 mil periódicos disponíveis.