Quem somos
A Faculdade Conceito Educacional – FACCON, nasce com a missão de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão como pilares essenciais para o desenvolvimento dos nossos futuros profissionais. Por essa razão, buscamos em nossos princípios institucionais o pluralismo e humanismo, a fim de que nos guiem na formação dos nossos discentes.
É assim que a nossa instituição representa a vivência do desenvolvimento contínuo entre o ensino e a prática.
























Missão
A Faculdade FACCON tem como Missão desenvolver um ensino conceito para os nossos discentes, para que desenvolvam o aprendizado e a prática em seu ambiente de atuação.
Visão
Promover a prática do ensino de excelência, para a promoção do desenvolvimento de práticas inovadoras e estratégicas, por nossos futuros profissionais.
Valores
● Incentivar a responsabilidade pelo desenvolvimento do trabalho coletivo.
● Ampliar o respeito como princípio das relações futuras éticos-profissionais dos nossos profissionais;
● Acompanhar as ações inovadoras desenvolvidas no meio ambiente acadêmico como fruto para as ações profissionais;
● Buscar a excelência do ensino-prática entre os formadores e discentes.
Mais informações
▪ Nome da Mantenedora: SESRIO Educacional Ltda
▪ Nome da IES/Sigla: Faculdade Conceito Educacional – FACCON
▪ Código da IES: 18604
▪ Categoria administrativa: Privada com fins Lucrativos
▪ Endereço: Rua Anízio Pacheco Duque, n° 1000 – Bairro São Miguel – Arcoverde/PE – CEP: 56.509-220.
▪ CNPJ: 20.765.397/0001-10
Diretor: Prof. Clodoaldo José de Lima
Área de Formação: Direito
Titulação: Mestre
Diretora: Prof.ª Kelly Cordeiro Antas Dantas
Área de Formação: Direito
Titulação: Mestre
Diretor: Prof. Humberto Rochimin Fernandes
Área de Formação: Enfermagem
Titulação: Mestre
Diretor: Prof. Georges Kelbert de Albuquerque Freire
Área de Formação: Enfermagem
Titulação: Mestre
A CPA da Faculdade FACCON está consolidada institucionalmente e os segmentos têm participado dos processos por ela desencadeados. Afora conduzir os processos de avaliação, a CPA é responsável por sistematizar e prestar contas de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) e por planejar e sugerir ações corretivas para a melhoria de aspectos identificados nas autoavaliações. Desse modo, a comissão atua para aprimorar as atividades da IES, para colaborar com o processo avaliativo externo e para supervisionar a implementação das recomendações sugeridas.
Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade FACCON
Presidente: Antônio Justino de Arruda Neto
Representante do corpo Docente: Anne Gabriele Alves Guimarães
Representante do corpo Técnico-Administrativo: Cláudia do Nascimento Almeida
Representante do corpo Discente: Maria Gabriela Santana de Lima Lourenço
Representante da Sociedade Civil: Marcela Freire de Macêdo
Ato de Designação da CPA: Portaria FACCON Nº 27/2023 (criar link com anexo)
Norma da CPA
Relatório de autoavaliação institucional triênio 2020 a 2023
Portaria CPA
Caso precise falar com o CPA, mande e-mail: cpa@faccon.edu.br
O Conselho Universitário é órgão de natureza normativa, deliberativa, jurisdicional e consultiva da FACCON para assuntos de planejamento, administração geral, ensino, pesquisa e extensão. Objetiva proporcionar amplo espaço para discussão democrática e o aprimoramento das práticas da Instituição e, também, a institucionalização de suas normas e regulamentos. As reuniões são registradas em atas e ocorrem ordinariamente duas vezes por ano e, extraordinariamente, quando houver convocação do seu Presidente, sendo assegurada a sua independência e autonomia na relação com a Mantenedora, buscando uma coerência como os fundamentos assinalados no PDI. Atualmente, compõem o CONSUP da FACCON:
- Kelly Cordeiro Antas Dantas (Diretora Administrativa Financeira);
- Clodoaldo José de Lima (Diretor Acadêmico);
- Humberto Rochimin Fernandes (Diretor Institucional)
- Maria de Fatima Tomas Alves (Representante da Mantenedora);
- Antônio Justino de Arruda Neto (Representante dos Coordenadores);
- Givanilson Bezerra de Lima (Representante dos Docentes);
- Maria Gabriela Santana de Lima Lourenço (Representante dos Discentes);
- Cláudia do Nascimento Almeida (Representante do corpo técnico-administrativo);
- Marcela Freire de Macêdo (Representante da Sociedade Civil);
- Ully Yale Barbosa Galvão Leite – Secretária.
Ato de Designação do CONSUP: Portaria FACCON Nº 28/2023
Credenciamento Institucional: Portaria de Nº 1440 de 14/11/2014
Cursos de Graduação Presencial:
Código e-MEC | Curso | Grau | Conceito do Curso – CC | Portaria |
1351361 | Administração | Bacharelado | 5 | |
1351362 | Ciências Contábeis | Bacharelado | 4 | |
1442190 | Direito | Bacharelado | 4 |
Fonte: e-MEC
Canal permanente de comunicação com o objetivo de auxiliar na melhoria constante dos serviços educacionais prestados pela Faculdade FACCON.
É muito importante para a FACCON o seu posicionamento quanto a crítica, elogios e sugestões.
E-mail da ouvidoria FACCON: ouvidoria@faccon.edu.br
O Laboratório de Informática da Faculdade FACCON é um espaço onde é realizada a articulação entre a teoria e a prática, objetivando o embasamento das disciplinas ofertadas ao longo do curso, através das práticas e pesquisas do referencial didático, propiciando a construção dos conhecimentos e sua aplicabilidade em benefício do processo ensino aprendizagem e da coletividade a qual o mesmo está inserido.
A estrutura física do laboratório de formação da Faculdade FACCON foi concebida para atender às necessidades de professores e alunos do Curso, aqui proposto, que inclui em seu currículo disciplinas que necessitam de laboratórios de ensino para as aulas práticas. A qualidade dos recursos materiais específicos do Curso está coerente com a proposta curricular, favorecendo a aquisição e ampliação do conhecimento e o exercício de práticas profissionais.
A manutenção e conservação das instalações físicas são realizadas por pessoal competente contratado pela Faculdade.
Horário de Funcionamento do Laboratório
O laboratório de informática da Faculdade FACCON assegura acessos diários de 2ª à 6ª feira, no horário das 8h às 22h, para que os docentes e discentes tenham condições de desenvolvimento de suas pesquisas, trabalhos e consultas.
A infraestrutura da Faculdade FACCON possui área total de 1230 m² e está situada na Rua Anízio Pacheco Duque, n° 1000 – Bairro São Miguel – Arcoverde/PE – CEP: 56.509-220.
O Prédio conta com espaços modernos e confortável, bem distribuídos e sinalizados, além de estar todo de acordo com as normas de acessibilidade, para garantir inclusão a todos os cidadãos de Arcoverde e região.
A distribuição do espaço físico da Faculdade atende à demanda dos cursos ofertados e possibilita a vinda de novos cursos de graduação e pós-graduação. O prédio está distribuído da seguinte forma:
ESPAÇO FÍSICO | |||
QUANTIDADE | INSTALAÇÕES | ÁREAm² | ÁREA TOTAL |
06 | Salas de Aula | 50,00 | 250,00 |
04 | Salas de Aula | 25,00 | 50,00 |
01 | Laboratório de Informática | 55,55 | 55,55 |
01 | Laboratório de Microscopia | 55,55 | 55,55 |
01 | Laboratório de Anatomia | 55,55 | 55,55 |
01 | Laboratório de Bioquímica | 75,00 | 75,00 |
01 | Laboratório de Práticas de Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica. | 55,55 | 55,55 |
01 | Sala do Técnico de Laboratório | 10,00 | 10,00 |
01 | Auditório | 75,55 | 75,55 |
01 | Biblioteca | 65,55 | 65,55 |
01 | Salas dos Professores | 30,00 | 30,00 |
01 | Salas de Professores em regime de Tempo Integral | 10,00 | 10,00 |
02 | Sala de trabalho para Coordenadores | 10,00 | 20,00 |
01 | Núcleo de Pesquisa e Extensão – NEP | 10,00 | 10,00 |
01 | Sala do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica | 40,00 | 40,00 |
01 | Sala do NDE/ Reuniões | 20,00 | 20,00 |
01 | Sala do Comercial e Núcleo de Empregabilidade e Carreira – NEC | 35,55 | 35,55 |
01 | Secretaria; Financeiro; e RH/ DP | 30,00 | 30,00 |
01 | Sala de Arquivo | 10,00 | 10,00 |
01 | Recepção e Sala de Atendimento | 30,00 | 30,00 |
01 | Sala de Direção | 15,00 | 15,00 |
01 | Lanchonete | 20,00 | 20,00 |
02 | Área de Convivência | 55,00 | 110,00 |
01 | NAR – Núcleo de Atendimento e Relacionamento com o Aluno e NAC – Núcleo de Acessibilidade | 20,00 | 20,00 |
01 | CPA – Comissão Própria de Avaliação | 10,00 | 10,00 |
02 | Baterias de Banheiros Masculinos | 65,00 | 130,00 |
02 | Baterias de Banheiros Feminino | 65,00 | 130,00 |
01 | Almoxarifado | 5,00 | 5,00 |
Norma 001 – Regimento Faculdade FACCON
Norma 002 – Programa de Apoio a Capacitacao Docente
Norma 003 – REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Norma 004 – Manual do Trabalho de Conclusão de Curso FACCON
Norma 005 – REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Norma 006 – PROCESSO DE AVALIAÇÃO E CALCULO DA NOTA
Norma 008 – REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Norma 009 – REGULAMENTO DA BIBLIOTECA
Norma 010 – REGULAMENTO DA OUVIDORIA
Norma 011 – REGULAMENTO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)
Norma 012 – PROCEDIMENTOS PARA OS CASOS DE USO DE MEIOS ILÍCITOS EM AVALIAÇOES
Norma 013 – DISPENSA DE COMPONENTES CURRICULARES NOS CURSOS DE GRADUACAO
Norma 015 – REGULAMENTO DO NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
Norma 016 – REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSOS
Norma 018 – REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA
Norma 019 – Manual do Discente FACCON
Norma 020 – Manual do Docente FACCON
Norma 021 – AGÊNCIA DE EMPREGO E APOIO AO ALUNO – CARREIRAS
Norma 022 – NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE (NAC)
Norma 023 – NÚCLEO DE ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O ALUNO (NAR)
Norma 024 – REGULAMENTO PARA CONCESSAO DE BOLSA DE ESTUDOS
Norma 025 – REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS
Norma 026 – REGULAMENTO GERAL DA SECRETARIA ACADÊMICA DA FACCON
Norma 027 – MANUAL DE CONDUTA PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Norma 028 – PROGRAMA DE ATENDIMENTO EXTRACLASSE
CURSO DE ENFERMAGEM FACCON
- Informações sobre o Curso
Informações sobre o Curso
Curso: Enfermagem
Grau: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Matutino/Noturno
Regime Acadêmico: Semestral
Número de vagas anuais: 100 vagas anuais
Endereço de Funcionamento: Rua Anízio Pacheco Duque, n° 1000 – Bairro São Miguel, Arcoverde/PE – CEP: 56.509-220
- Objetivo do Curso
Na Faculdade FACCON, o Curso de Enfermagem foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da FACCON, que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país, por meio de um ensino superior de qualidade que proporciona conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos estejam aptos a colaborar com a saúde e bem-estar da população de Arcoverde e região, assim como com a responsabilidade ética e profissional com a ciência da Enfermagem.
Os objetivos gerais para o Curso de Enfermagem da FACCON são:
- Formar Enfermeiros dotados de conhecimentos teóricos e práticos pautados cientificamente, do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades;
- Buscar aliar competência técnica, ética, política, ecológica, social e educativa;
- Desenvolver ações, pautadas na realidade social do indivíduo e da coletividade, na perspectiva da prevenção de doenças e recuperação da saúde dos cidadãos de Arcoverde e região;
- Contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS;
- Exercer sua profissão, com autonomia, competência, interdisciplinar e transdisciplinar, contribuindo como cidadãos e como profissionais para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população do Sertão do Moxotó.
Os Objetivos Específicos do Curso são:
- Formar Enfermeiros com competências nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa, priorizando a promoção na saúde e a prevenção de doença;
- Compreender a enfermagem na condição de prática social, historicamente estruturada e socialmente articulada às demais disciplinas da saúde;
- Garantir um perfil profissional que contemple a detenção de conhecimentos, habilidades e atitudes de modo a atender o perfil epidemiológico da região, compreendendo a realidade de saúde da população, suas condições de vida e os determinantes sociais do processo saúde-doença;
- Manter parceria entre ensino e serviço (assistência, pesquisa e extensão) através de estratégias de integração e metodologias reflexivas que possibilitem as capacidades de observação, juízo, decisão e transformação da prática;
- Estimular o questionamento e curiosidade do aluno pelo processo de produção de serviços, de saúde, de metodologias, de tecnologias e registro de patentes;
- Incentivar a educação continuada em saúde sob a forma de reciclagem em serviços, cursos de Pós-Graduação, núcleos de estudos por áreas de interesse;
- Fortalecer os programas voltados à de Saúde Coletiva, como o Programa de Saúde da Família e o próprio SUS, como modelo epidemiológico clínico, centrado no trabalho de equipe interdisciplinar, discutindo e/ou aprofundando o papel da Enfermagem;
- Promover a integração da ética, cidadania e compromisso social; e
- Permitir o domínio dos métodos clínicos e epidemiológicos na abordagem dos problemas individuais e coletivos de saúde da população de Arcoverde e regiões circunvizinhas.
- Matriz Curricular
A Matriz Curricular do Curso de Enfermagem da Faculdade Conceito Educacional – FACCON é concebida de forma flexível, estruturada em módulos semestrais, que têm um propósito em si mesmo, ou seja, existe um relacionamento entre as disciplinas do mesmo módulo de forma a desenvolver nos alunos um conjunto articulado de competências.
A carga horária mínima exigida para integralização curricular do Curso de Enfermagem da FACCON é de 4090 horas, assim distribuídas:
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | % |
Carga Horária Total das Disciplinas – Teóricas e Práticas | 2460 horas | 60,14 % |
Atividades complementares | 200 horas | 4,88% |
Atividade Curricular de Extensão (ACEX) | 420 horas | 10,26% |
Estágio Supervisionado | 890 horas | 27,76% |
Trabalho de Conclusão de Curso I e II (TCC I e TCC II) | 120 horas | 2,93 % |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
4090 horas |
100% |
1º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | |||
1 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL |
ANATOMIA HUMANA | 40 | 20 | 0 | 60 | |
BIOQUÍMICA HUMANA | 40 | 20 | 0 | 60 | |
CITOLOGIA E HISTOLOGIA | 40 | 20 | 0 | 60 | |
COMUNICAÇÃO EM SAÚDE | 30 | 0 | 0 | 30 | |
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA ENFERMAGEM | 30 | 0 | 0 | 30 | |
SAÚDE COLETIVA | 40 | 20 | 0 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 220 | 80 | 0 | 300 |
MATRIZ CURRICULAR DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACCON
2º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | ||||
2 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL | |
ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
BIOESTATÍSTICA | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
BIOFÍSICA HUMANA | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
FISIOLOGIA HUMANA | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
EMBRIOLOGIA | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
METODOLOGIA APLICADA A SAÚDE | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
SEMIOLOGIA | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
GENÉTICA HUMANA | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO I (ACEX I) | 0 | 0 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 250 | 50 | 60 | 360 | ||
|
|
|
|
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| |
3º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | ||||
3 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL | |
FARMACOLOGIA | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
PARASITOLOGIA | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
PATOLOGIA GERAL | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
SEMIOTÉCNICA | 30 | 30 | 0 | 60 | ||
MICROBIOLOGIA | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
EPIDEMIOLOGIA | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
IMUNOLOGIA | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO II (ACEX II) | 0 | 0 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 90 | 60 | 360 | ||
|
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| |||
| 4º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | |||
4 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL | |
PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER I | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER II | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO RECÉM NASCIDO E DA CRIANÇA | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO III (ACEX III) | 0 | 0 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 90 | 60 | 360 | ||
| ||||||
5º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | ||||
5 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO I | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO I | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O CUIDADO | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
DIREITO A SAÚDE | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO IV (ACEX IV) | 0 | 0 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 230 | 130 | 60 | 360 | ||
|
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|
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| |
6º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | ||||
6 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO II | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO II | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
HEMATOLOGIA CLÍNICA | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
TÓPICOS INTEGRADORES I | 0 | 60 | 0 | 60 | ||
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DOMICILIADA | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO V (ACEX V) | 0 | 0 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 160 | 150 | 60 | 360 | ||
| ||||||
7º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | ||||
7 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL | |
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA E DERMATOLOGIA | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
CUIDADO DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
SAÚDE DO TRABALHADOR | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
EXTENSÃO VI | 0 | 0 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 90 | 60 | 360 | ||
| ||||||
8º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | ||||
8 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL | |
ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE A PESSOAS DE GRUPO POPULACIONAIS SOCIALMENTE DIVERSOS (LGBTQIA+, POPULAÇÃO NEGRA, INDÍGENAS) | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
EMPREENDEDORISMO | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TÉCNICAS DO ENSINO | 40 | 20 | 0 | 60 | ||
GESTÃO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
GESTÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR | 20 | 10 | 0 | 30 | ||
PROGRAMAS NACIONAIS EM SAÚDE COLETIVA | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO VII (ACEX VII) | 0 | 0 | 60 | 60 | ||
OPTATIVA I | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 220 | 110 | 60 | 330 | ||
9º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | ||||
9 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 30 | 30 | 0 | 60 | ||
TÓPICOS INTREGRADORES II | 0 | 60 | 0 | 60 | ||
OPTATIVA II | 30 | 0 | 0 | 30 | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 0 | 490 | 0 | 490 | ||
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 60 | 580 | 0 | 640 | ||
| ||||||
10º SEMESTRE |
| CARGA HORÁRIA | ||||
10 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | ACEX | CH TOTAL | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 0 | 400 | 0 | 400 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 30 | 30 | 0 | 60 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 200 | 0 | 200 | ||
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 30 | 630 | 0 | 660 | ||
| ||||||
CH | DISCIPLINAS TEÓRICO – PRÁTICAS | 2580 horas | ||||
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACEX) | 420 horas | |||||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 890 horas | |||||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 horas | |||||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 4.090 horas | |||||
|
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OPTATIVA | CARGA HORÁRIA | |||||
INGLÊS INSTRUMENTAL | 30 horas | |||||
ENFERMAGEM DERMATOFUNCIONAL | 30 horas | |||||
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS | 30 horas | |||||
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE | 30 horas | |||||
ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM AEROESPACIAL | 30 horas | |||||
TECNOLOGIAS E INFORMATIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE SAÚDE | 30 horas | |||||
- Projetos do curso
O NDE do curso de Enfermagem já estrutura como Projetos de Pesquisa e Extensão para o curso:
Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Diversidade – GEPED: tem por objetivo trabalhar os conceitos necessários à prática em saúde e assistência integral de populações socialmente diversas e transexualidade; compreender os caminhos de gênero, sexualidade, racismo estrutural, sexismo; Interseccionalidades; Entender e compreender a importância da prática em saúde voltada às necessidades dos grupos; Práticas psicossociais de assistência.
Grupo de pesquisa em Enfermagem Clínica – GEPEC: está em fase de projeto, recrutará discentes de Enfermagem, com o objetivo de realização de pesquisas que contribuam na formação dos mesmos voltadas a enfermagem clínica e no desenvolvimento de publicações que atendam a população em geral, difundindo a ciência e levando o nome da FACCON.
CICATRIZE: Grupo de extensão voltado ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades voltadas à pessoas com risco de desenvolver lesões de pele ou que já possua, bem como portadores de ostomias. A ser desenvolvido em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, os estudantes terão a oportunidade de executar ações de educação em saúde, prevenção e tratamento.
- Corpo Docente
Belarmino Santos de Sousa Junior (Coordenador) – Doutor
Ana Caroline Costa Xavier – Mestre
Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutor
Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão – Mestre
Daniel Cândido de Lima – Mestre
Danielle Belmira Ferraz Figueiredo Torres – Mestre
Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães – Doutor
Julianne Milena Padilha Rolim – Mestre
Marília Alves Dos Santos Pereira – Mestre
Silvana Cavalcanti dos Santos – Doutor
- Coordenação acadêmica
A Coordenação do Curso de Enfermagem da FACCON será realizada pelo Professor Belarmino Santos de Sousa Júnior. O Professor tem graduação em Enfermagem pela Universidade Potiguar (UnP), Natal-RN. Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (PPGENF/UFPE). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI); Enfermagem Gerontogeriátrica; Enfermagem em Dermatologia com ênfase em Feridas. Atualmente está como Professor da Graduação em Enfermagem na Faculdade Conceito Educacional (FACCON), Arcoverde – PE; Coordenador Pedagógico do Curso da Graduação em Enfermagem e Coordenação do Núcleo de Extensão Curricular (NUEC/FACCON). Foi enfermeiro assistencial com foco nas áreas de Unidade de Terapia Intensiva e Centro cirúrgico. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional Dom Moura – Garanhuns – PE.
- NDE – Núcleo Docente Estruturante do Curso NDE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
- Belarmino Santos de Sousa Júnior (Coordenador/ Docente), Doutor, Tempo Integral;
- Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães (Docente), Doutora, Tempo Parcial;
- Silvana Cavalcanti dos Santos (Docente), Doutora, Tempo Parcial;
- Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
- Marilia Alves Dos Santos Pereira (Docente), Mestre, Tempo Integral.
- Colegiado do Curso
Belarmino Santos de Sousa Junior (Coordenador) – Doutor
Ana Caroline Costa Xavier – Mestre
Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutor
Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão – Mestre
Daniel Cândido de Lima – Mestre
Danielle Belmira Ferraz Figueiredo Torres – Mestre
Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães – Doutor
Julianne Milena Padilha Rolim – Mestre
Marília Alves Dos Santos Pereira – Mestre
Silvana Cavalcanti dos Santos – Doutor
- Periódicos do curso de Enfermagem da Faculdade Conceito Educacional – FACCON.
- Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental – Disponível em: unirio.br/cuidadofundamental/index
- Revista Ciência & Saúde Coletiva – Disponível em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/#
- Ciência, Cuidado e Saúde – Disponível em: www.den.uem.br/contato-1
- Saúde em Debate – Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/about
- Pensar a Prática – Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/fef/about
- Revista Latino-Americana de Enfermagem – Disponível em:
http://rlae.eerp.usp.br/
- Acta Paulista de Enfermagem – Disponível em:
https://acta-ape.org/
- Revista da Escola de Enfermagem da USP (ONLINE) – Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/reeusp
- Revista Brasileira de Enfermagem – Disponível em:
https://reben.com.br/revista/
- Revista de Saúde Pública (ONLINE) – Disponível em:
https://rsp.fsp.usp.br/
- Revista Gaúcha de Enfermagem – Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/rgenf
- Texto & Contexto Enfermagem – Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textoecontexto
- Cogitare Enfermagem – Disponível em:
https://revistas.ufpr.br/cogitare
- Cadernos Saúde Coletiva – Disponível em:
http://www.iesc.ufrj.br/index.php/cadernos/inicio
- CAPES – Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?
- CAPES – Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?
Além dos periódicos sugeridos, os alunos de Enfermagem da Faculdade FACCON poderão utilizar a Biblioteca Virtual “Curadoria Editora”, com mais de 4 mil periódicos disponíveis.