Conheça os nossos cursos:

Enfermagem (Em Autorização)
Informações sobre o Curso
Informações sobre o Curso
Curso: Enfermagem
Grau: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Matutino/Noturno
Regime Acadêmico: Semestral
Número de vagas anuais: 100 vagas anuais
Certificação: Diploma de Bacharel em Enfermagem
Endereço de Funcionamento: Rua Anízio Pacheco Duque, n° 1000 – Bairro São Miguel, Arcoverde/PE – CEP: 56.509-220
Objetivo do Curso
Os objetivos gerais para o Curso de Enfermagem da FACCON são:
- Formar Enfermeiros dotados de conhecimentos teóricos e práticos pautados cientificamente, do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades;
- Buscar aliar competência técnica, ética, política, ecológica, social e educativa;
- Desenvolver ações, pautadas na realidade social do indivíduo e da coletividade, na perspectiva da prevenção de doenças e recuperação da saúde dos cidadãos de Arcoverde e região;
- Contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS;
- Exercer sua profissão, com autonomia, competência, interdisciplinar e transdisciplinar, contribuindo como cidadãos e como profissionais para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população do Sertão do Moxotó.
Os Objetivos Específicos do Curso são:
- Formar Enfermeiros com competências nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa, priorizando a promoção na saúde e a prevenção de doença;
- Compreender a enfermagem na condição de prática social, historicamente estruturada e socialmente articulada às demais disciplinas da saúde;
- Garantir um perfil profissional que contemple a detenção de conhecimentos, habilidades e atitudes de modo a atender o perfil epidemiológico da região, compreendendo a realidade de saúde da população, suas condições de vida e os determinantes sociais do processo saúde-doença;
- Manter parceria entre ensino e serviço (assistência, pesquisa e extensão) através de estratégias de integração e metodologias reflexivas que possibilitem as capacidades de observação, juízo, decisão e transformação da prática;
- Estimular o questionamento e curiosidade do aluno pelo processo de produção de serviços, de saúde, de metodologias, de tecnologias e registro de patentes;
- Incentivar a educação continuada em saúde sob a forma de reciclagem em serviços, cursos de Pós-Graduação, núcleos de estudos por áreas de interesse;
- Fortalecer os programas voltados à de Saúde Coletiva, como o Programa de Saúde da Família e o próprio SUS, como modelo epidemiológico clínico, centrado no trabalho de equipe interdisciplinar, discutindo e/ou aprofundando o papel da Enfermagem;
- Promover a integração da ética, cidadania e compromisso social; e
- Permitir o domínio dos métodos clínicos e epidemiológicos na abordagem dos problemas individuais e coletivos de saúde da população de Arcoverde e regiões circunvizinhas.
- Matriz Curricular
A Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho.
DISCIPLINAS TEÓRICO – PRÁTICAS | 2.430 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 890 |
PROJETO DE EXTENSÃO | 420 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 |
TCC | 60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 4.000 |
Matriz curricular para o curso de Bacharelado em Enfermagem da FACCON:
1º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
1 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ANATOMIA HUMANA | 40 | 20 | 60 | |
BIOQUÍMICA HUMANA | 40 | 20 | 60 | |
CITOLOGIA E HISTOLOGIA | 40 | 20 | 60 | |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 30 | 0 | 30 | |
BIOÉTICA | 30 | 0 | 30 | |
SAÚDE COLETIVA | 40 | 20 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 220 | 80 | 300 | |
2º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
2 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ANATOMIA APLICADA À ENFERMAGEM | 20 | 10 | 30 | |
BIOESTATÍSTICA | 30 | 0 | 30 | |
BIOFÍSICA HUMANA | 30 | 0 | 30 | |
FISIOLOGIA HUMANA | 40 | 20 | 60 | |
EMBRIOLOGIA | 20 | 10 | 30 | |
METODOLOGIA APLICADA A SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
SEMIOLOGIA | 40 | 20 | 60 | |
GENÉTICA HUMANA | 30 | 0 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO I | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 240 | 120 | 360 | |
3º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
3 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
FARMACOLOGIA | 40 | 20 | 60 | |
PARASITOLOGIA | 20 | 10 | 30 | |
PATOLOGIA GERAL | 40 | 20 | 60 | |
SEMIOTÉNICA | 30 | 30 | 60 | |
MICROBIOLOGIA | 20 | 10 | 30 | |
EPIDEMIOLOGIA | 30 | 0 | 30 | |
IMUNOLOGIA | 30 | 0 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO II | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 150 | 360 | |
4º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
4 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O CUIDADO | 30 | 0 | 30 | |
CONHECIMENTOS E MÉTODOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER I | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER II | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO RECÉM NASCIDO E CRIANÇA | 20 | 10 | 30 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 40 | 20 | 60 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO III | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 150 | 360 | |
5º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
5 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO I | 40 | 20 | 60 | |
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO I | 20 | 10 | 30 | |
PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 20 | 10 | 30 | |
ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM | 30 | 0 | 30 | |
DIREITO A SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
SAÚDE MENTAL E CUIDADO DE ENFERMAGEM EM PSIQUIATRIA | 30 | 0 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO IV | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 240 | 120 | 360 | |
6º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
6 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO II | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO II | 40 | 20 | 60 | |
HEMATOLOGIA CLÍNICA | 40 | 20 | 60 | |
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA | 20 | 10 | 30 | |
TÓPICOS INTEGRADORES I | 0 | 60 | 60 | |
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DOMICILIADA | 20 | 10 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO V | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 160 | 200 | 360 | |
7º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
7 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO | 40 | 20 | 60 | |
ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA E DERMATOLOGIA | 20 | 10 | 30 | |
CUIDADO DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 40 | 20 | 60 | |
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) | 40 | 20 | 60 | |
SAÚDE DO TRABALHADOR | 30 | 0 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO VI | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 150 | 360 | |
8º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
8 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE A PESSOAS DE GRUPO POPULACIONAIS SOCIALMENTE DIVERSOS (LGBTQ+, POPULAÇÃO NEGRA, INDÍGENAS) | 40 | 20 | 60 | |
EMPREENDEDORISMO | 30 | 0 | 30 | |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TÉCNICAS DO ENSINO | 40 | 20 | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR I | 0 | 160 | 160 | |
TÓPICOS INTEGRADORES II | 0 | 60 | 60 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO VII | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 130 | 300 | 430 | |
9º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
9 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 30 | 0 | 30 | |
SAÚDE COLETIVA – PROGRAMAS DE SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
GESTÃO EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA | 30 | 0 | 30 | |
GESTÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR | 40 | 20 | 60 | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 0 | 330 | 330 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 130 | 350 | 480 | |
10º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
10 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 0 | 400 | 400 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 30 | 0 | 30 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 200 | 200 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 30 | 600 | 630 | |
CH | DISCIPLINAS TEÓRICO – PRÁTICAS | 2.430 | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 890 | |||
PROJETO DE EXTENSÃO | 420 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 | |||
TCC | 60 | |||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 4.000 |
Conforme determinação Art. 4º “as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”. Dessa forma, o curso de Enfermagem da FACCON terá a seguinte organização dos Projetos de Extensão disponíveis na Matriz Curricular:
- Projeto de Extensão I – Formação Interprofissional de Saúde na Assistência Básica de Saúde – ABS: Reconhecer o que é trabalho em saúde; identificar se existe relação interprofissional dentro do processo de trabalho em saúde da equipe, com diagnóstico e proposta de trabalho que fortaleça o relacionamento interpessoal e interprofissional da equipe. Como proposta de avaliação realizarão um questionário produzido e aplicado pelo grupo de estudantes na Assistência Básica – AB.
- Projeto de Extensão II – Território: Os alunos farão reconhecimento estrutural, conhecimento do funcionamento dentro da Estratégia Saúde da Família – ESF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Como proposta de avaliação realizarão um relatório de atividades de campo e um instrumento para coleta de dados.
- Projeto de Extensão III – Território (Foco em grupo vulneráveis): Os alunos farão um levantamento de dados por meio do instrumento desenvolvido no Projeto de Extensão II. Como proposta de avaliação realizarão apresentação de dados epidemiológicos e descritivos, bem como planejamento de intervenções a serem realizadas no Projeto de Extensão IV.
- Projeto de Extensão IV – interdisciplinaridade: Os alunos realizarão discussão dos casos com abordagem Multiprofissional. Como proposta de avaliação realizarão entrega de um produto científico (artigo).
- Projeto de Extensão V – Intervenção Comunitária: Os alunos executarão a proposta de intervenção em saúde, proposta no Projeto de Extensão III. Como proposta de avaliação realizarão entrega de um produto científico (relato de experiência).
- Projeto de Extensão VI – Empreendedorismo (projeto): Os alunos realizarão um levantamento dos perfis Empreendedores e serviços realizados na região. Como proposta de avaliação realizarão uma feira de experiências exitosas de Empreendedorismo em Saúde.
- Projeto de Extensão VII – Empreendedorismo: Os alunos realizarão um curso de formação em Empreendedorismo. Como proposta de avaliação realizarão um plano de carreira.
- Ana Caroline Costa Xavier – Mestre
- Ana Paula Duarte Pires – Doutora
- Ana Virgínia de Oliveira Pinto – Doutora
- Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutora
- Angélica Barbosa Arruda Patriota – Mestre
- Antônio Justino de Arruda Neto – Mestre
- Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão – Mestre
- Belarmino Santos de Sousa Junior – Mestre
- Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães – Doutora
- Julianne Milena Padilha Rolim – Mestre
- Marília Alves dos Santos Pereira – Mestre
- Manoel Anório Apolônio Filho – Mestre (Libras)
Coordenação acadêmica
Prof. Dra. Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães
A Professora Isabella Medeiros é Doutora em Enfermagem (UPE/UEPB); Mestrado em Saúde Pública (UEPB); e Graduação em Enfermagem, Bacharelado (UEPB).
Atualmente está como professora na Faculdade FIC (Garanhuns/PE), onde atua desde 2019 nas disciplinas de formação profissional do curso de Enfermagem.
NDE DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
- Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães (Coordenadora), Doutora, Tempo Integral;
- Belarmino Santos de Sousa Júnior (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
- Andreza Raquel Barbosa de Farias (Docente), Doutora, Tempo Integral;
- Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
- Marilia Alves Dos Santos Pereira (Docente), Mestre, Tempo Parcial.
O Colegiado do Curso de Enfermagem da Faculdade FACCON é responsável pelo assessoramento consultivo e deliberativo em matéria didático-pedagógica e científica do Curso. O Colegiado é presidido pela coordenação e os docentes do curso.
O Colegiado é composto pelos seguintes membros:
Ana Caroline Costa Xavier – (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
Ana Paula Duarte Pires – (Docente), Doutora, Tempo Parcial;
Ana Virgínia de Oliveira Pinto – (Docente), Doutora, Tempo Parcial;
Andreza Raquel Barbosa de Farias – (Docente), Doutora, Tempo Integral;
Angélica Barbosa Arruda Patriota – (Docente), Mestre, Tempo Horista;
Antônio Justino de Arruda Neto – (Docente), Mestre, Tempo Integral;
Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão – (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
Belarmino Santos de Sousa Junior – (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães – (Coordenadora), Doutora, Tempo Integral;
Julianne Milena Padilha Rolim – (Docente), Mestre, Tempo Integral;
Marília Alves dos Santos Pereira – (Docente), Mestre, Tempo Parcial.
Periódicos do curso de Enfermagem da Faculdade FACCON
- Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental – Disponível em: seer.unirio.br/cuidadofundamental/index
- Revista Ciência & Saúde Coletiva – Disponível em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/#
- Ciência, Cuidado e Saúde – Disponível em: www.den.uem.br/contato-1
- Saúde em Debate – Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/about
- Pensar a Prática – Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/fef/about
- Revista Latino-Americana de Enfermagem – Disponível em: http://rlae.eerp.usp.br/
- Acta Paulista de Enfermagem – Disponível em: https://acta-ape.org/
- Revista da Escola de Enfermagem da USP (ONLINE) – Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reeusp
- Revista Brasileira de Enfermagem – Disponível em: https://reben.com.br/revista/
- Revista de Saúde Pública (ONLINE) – Disponível em: https://rsp.fsp.usp.br/
- Revista Gaúcha de Enfermagem – Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rgenf
- Texto & Contexto Enfermagem – Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textoecontexto
- Cogitare Enfermagem – Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare
- Cadernos Saúde Coletiva – Disponível em: http://www.iesc.ufrj.br/index.php/cadernos/inicio
- CAPES – Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?
- CAPES – Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?
Semestralmente o acervo de livros e periódicos é atualizado, seja em relação a aquisição de novos títulos ou compra de mais exemplares de títulos já existentes de acordo com as obras mais demandadas, existindo plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço da Biblioteca.