FACCON

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tecnologia, Sertão e Desenvolvimento Social

Tecnologia, Sertão e Desenvolvimento Social.

Por Alexandre Magno (Mestre em Gestão, Inovação e Consumo, pela UFPE e Publicitário; Analista de Marketing)

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde as transformações sociais,  ambientais e econômicas agora são globais. Diversas mudanças tecnológicas acontecem  atualmente e é de suma importância a identificação de tendências e impactos para a  atuação de agentes do sistema nos mais diversos setores, trazendo consigo atividades  inovadoras e gerando um diferencial competitivo, promovendo para além do setor  econômico, um grande desenvolvimento sustentável.

Nos últimos anos, passamos pela maior crise sanitária desde 1930, devido a  pandemia da COVID-19, além disso, tivemos também fortes crises econômicas que  levaram a desigualdade social a elevados níveis, fazendo com que através da tecnologia  fossem encontradas soluções práticas, rápidas e seguras para toda a população. Dessa  forma, a pandemia conseguiu acelerar processos científicos, tecnológicos e inovativos,  proporcionando grandes desafios e oportunidades.

A necessidade do isolamento social e distanciamento, fez com que a  transformação digital ocorresse rapidamente e diversas atividades produtivas passaram  por transformações tecnológicas como o trabalho remoto, uso de plataformas de ensino e  aprendizagem, aumento das transações bancárias, armazenamento em nuvem, dentre  outros movimentos que foram necessários para esse novo estilo de vida.

Paralelamente, o mundo passa por diversas transformações naturais como grandes  secas, inundações, temporais, muitas vezes em funções das mudanças climáticas,  afetando sobremaneira diferentes setores como indústria, energia e agricultura. Dessa  forma, a tecnologia também vem para minimizar os impactos e retroceder algumas das  principais causas desses fenômenos.

Assim, fronteiras tecnológicas foram ultrapassadas, impulsionadas pelas  necessidades mundiais e promovendo novos instrumentos para o desenvolvimento  através da inovação, como a utilização de insumos bioativos para a prevenção de doenças;  otimização de tecnologias de comunicação e transporte; avanço da conectividade 5G;  inteligência artificial e internet das coisas.

No sertão, esse processo não ocorre de maneira diferente, já se nota um  desenvolvimento inovativo para os mais diversos setores da economia e novas  tecnologias atreladas a agricultura, saúde, educação, setores públicos, dentre outros.

Em meio a diversos processos, já é possível no sertão a conectividade 5G, que traz  consigo uma alta confiabilidade de dados, vídeos em alta resolução, realidade virtual e  aumentada, além de casas inteligentes, que são um grande diferencial no mundo em que  estamos vivendo.

A transformação digital vem a passos largos reformulando o consumo e com isso  tornou-se necessário uma melhor formação e qualificação profissional, fundamentais para  atenderem a demandas desse setor produtivo com temas relacionados a tecnologia.

Outro fator de extrema importância é a indústria 4.0, que visa transformar  digitalmente linhas de produção, permitindo a integração das tecnologias físicas e  digitais, envolvendo tecnologia baseada em dados em várias etapas do processo de  produção. Esse fortalecimento traz também o crescimento do agronegócio, fortalecendo a agricultura 4.0, ampliando a competitividade e utilizando de novas ferramentas e  sistemas agroalimentares, modificando o futuro da agropecuária e adotando a tecnologia  para o melhor uso dos insumos, como biotecnologia, nanotecnologia e irrigação de  precisão.

Por fim, percebemos também como consequência das atividades humanas, o  aumento do aquecimento global e, consequentemente, mudanças climáticas com graves  impactos ambientais e para os seres vivos.

Devido a esses fatores, observamos a expansão da energia limpa e uma forte  transação energética, utilizando de fontes renováveis e inovações tecnológicas para uma  maior eficiência energética, assim, conseguimos um maior desenvolvimento da energia  solar e eólica na região, visando uma melhor qualidade de vida para todos.

Todos esses avanços nos processos tecnológicos e inovadores traz consigo um  objetivo maior de não só melhorar a qualidade de vida, mas também o desenvolvimento  econômico para toda a região, aumentando a produtividade e a sustentabilidade, com mais  qualidade de vida, empregos, tecnologia e inovação.