FACCON

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn

Inovação e Empreendedorismo: o Investimento do seu Negócio

Inovação e Empreendedorismo: o Investimento do seu Negócio.

Por Giselle de Melo Siqueira, professora da FACCON, formada em administração pela UFPE, Pós graduada em Gestão Pública pelo IFPE, Mestra em Gestão, Inovação e Consumo – UFPE.

Quando falamos de inovação a primeira ideia que vem a nossa mente é utilização de ferramentas tecnológicas, esse pensamento se encontra correto, porém a inovação vai além do que o uso e criação de novas tecnologias. Em um mundo que cada dia mais se globaliza, e, porque não falar, se digitaliza, é comum pensarmos que a inovação se restringe a esse papel. Não podemos negar que a utilização de meios mais rápidos e ágeis é um marco de inovação, mas o conceito de inovação vai muito mais além.

A inovação marca todo o processo da humanidade. Quando ocorre a melhoria em processos, procedimentos, ou até mesmo ao realizar uma atividade que ninguém jamais desenvolveu, a inovação está ocorrendo. Dessa forma, podemos afirmar que a inovação transforma, gera melhorias, otimiza procedimentos. Podemos citar como exemplo quando uma organização decide melhorar o atendimento e investe em capacitação para seus funcionários para os seus clientes terem um atendimento diferenciado e humanizado. Tal ação faz com que os seus clientes se sintam únicos, com suas necessidades atendidas e respeitados, nesse caso, podemos afirmar que essa empresa está inovando.

Outro ponto que podemos destacar é que muitos possuem a ideia de que a inovação é destinada para as grandes corporações, de fato percebemos as inovações concretamente nas grandes empresas, porque afinal de contas elas conseguiram esse alto patamar devido às ações inovativas e a tecnologia que algumas empresas desenvolvem, porém, não podemos concluir que as inovações não são destinadas às pequenas empresas e aos empreendedores individuais.

Mas enfim, o que a inovação tem a ver com o empreendedorismo? A relação entre ambos está intimamente ligada. O Empreendedorismo é a capacidade de desenvolver novas maneiras de negócios focadas no cliente, assim como realizar melhorias em seus procedimentos, digitalização de processos, abrir a empresa para um novo mercado, etc., em outras palavras, o empreendedorismo não está apenas ligado a abertura de um novo negócio.

A inovação se tornou nos últimos tempos o diferencial competitivo para todos os tipos de empresas. Mas essa política exige do empreendedor/empresário ações proativas e expertise para compreender os interesses de seu público alvo, gere tendências no mercado e, principalmente, soluções que transformem a vida de seus clientes. Em outros termos, o empreendedor que deseja manter ou atrair novos clientes precisa adotar a política de empreendedorismo e inovação para seus negócios.

Como, afinal, podemos inovar? Se chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como posso inovar no meu negócio ou, até mesmo, profissionalmente. Primeiro passo é desmistificar a ideia de que para inovar é necessário nascer com talento ou “ter sorte”. A capacidade de inovação e empreender são habilidades que podem e devem ser desenvolvidas com capacitação, informação e criatividade. Buscar informações, estar em alerta ao mercado e as novas formas de negócio são atividades que os empreendedores precisam estar atentos para inovar e se manterem no mercado. Cada dia mais é preciso oferecer novas experiências aos clientes, ouvir as suas necessidades, soluções que os clientes desejam e realizar aquilo que outras empresas não foram capazes ainda de fazer.

Por fim, a jornada do empreendedor é árdua, mas é um caminho de grandes descobertas e conquistas. Ser empreendedor é um desafio diário, que requer dedicação e muito esforço. Você pode ter uma vasta fonte de inspiração ao seu redor ou de grandes empreendedores brasileiros que impactaram a sua história e a de milhares de pessoas. Lembre-se sempre que outras pessoas foram capazes, você também é!

 

REFERÊNCIAS

SEBRAE. Portal Sebrae. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae. , Acesso em: 09 jun. 2023

SEBRAE. Empreendedorismo e inovação: a moeda para o sucesso nos negócios. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/empreendedorismo-e-inovacao, Acesso em: 11 jun. 2023