FACCON

Pesquisa

A introdução à pesquisa e produção científica da Faculdade FACCON se desenvolve como um importante instrumento que permite introduzir os estudantes dos cursos da IES à pesquisa científica, configurando-se como poderoso fator de apoio às atividades de ensino, como:

– Identificar e apoiar o aluno na prática da pesquisa científica;

– Desenvolver a mentalidade científica, crítica e investigativa dos alunos;

– Estimular o professor-orientador a formar equipes de pesquisa;

– Iniciar os alunos para a investigação científica.

 

A FACCON tem compromisso com a qualidade de ensino e pesquisa. Neste sentido, as atividades acadêmicas pertinentes ao ensino, à iniciação científica e à extensão estão intrínsecas de forma a se reforçarem reciprocamente. A iniciação científica acontece por meio das pesquisas para desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos discentes, bem como tem a supervisão do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NEP) da IES.

 

Com o objetivo de conferir unidade às atividades de pesquisa, atualmente a Faculdade oferta grupos de estudo que serão as bases epistêmicas para os futuros grupos de pesquisa. Por isso, citamos alguns Projetos:

  • MedAção – Grupo de Estudos em Mediação, Conciliação e Arbitragem 

Fomenta a pesquisa como fruto da disciplina de Mediação, Conciliação e Arbitragem. Os alunos desenvolvem atividades de conteúdo e de prática sobre os temas que envolvem os Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos, com o intuito de demonstrar os meios de alternância e as condições para evitar a lide.

  • LIDE – Liga Acadêmica de Interpretação do Direito

Funciona como desdobramento do MedAção e tem como objetivo apontar os caminhos interpretativos do Direito baseado nas questões interdisciplinares. A Liga fará visitas presenciais para assistir julgamentos e audiências, além da compreensão dos casos de âmbito social, após a coleta de dados e estabelecimento das áreas de atuação. 

  • Cont+

Projeto do curso de Ciências Contábeis que desenvolve cartilhas a fim de informar a população local/regional sobre questões relacionadas à declaração de IR, fornecendo também atendimentos contínuos ao público.

  • TEMPUS – 

O objetivo do grupo é discutir a relação entre a Filosofia Política Contemporânea e o Direito. Por isso, o projeto do grupo de estudos terá como base os pensamentos de Hannah Arendt e Roberto Esposito e as suas reflexões sobre as aporias do ontem e do hoje, além de uma proposição ao futuro. 

  • PORTAL

Refere-se à implementação de uma futura Empresa Júnior pelo curso de Administração da FACCON. Tem como objetivo agir em prol de uma economia solidária e comunitária. Neste sentido, o primeiro passo será identificar as atividades sociais; o segundo será analisar tais atividades e, por fim, discutir os caminhos de ações para o desenvolvimento regional.

 

Portaria de Nomeação (Criar link com anexo)

Norma (Criar link com anexo)

Editais (Criar link com anexo)