Pesquisa

A introdução à pesquisa e produção científica da Faculdade FACCON se desenvolve como um importante instrumento que permite introduzir os estudantes dos cursos da IES à pesquisa científica, configurando-se como poderoso fator de apoio às atividades de ensino, como:

– Iniciar e apoiar o aluno na prática da pesquisa científica;

– Desenvolver a mentalidade científica, crítica e investigativa dos alunos;

– Estimular o professor orientador a formar equipes de pesquisa;

– Identificar e estimular os alunos com vocação para a investigação científica.

 

É primórdio da Faculdade o compromisso com a qualidade de ensino, nesse sentido, as atividades acadêmicas pertinentes ao ensino, à iniciação científica e à extensão estão intrínsecas de forma a se reforçarem reciprocamente. Desde modo, a iniciação científica acontece por meio das pesquisas para desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de cursos (TCC) dos discentes, bem como tem a supervisão do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FACCON.

 

Com o objetivo de conferir unidade às atividades de pesquisa, atualmente são adotadas linhas que as norteiam e fundamentam, cabendo a cada área específica desenvolvê-las e aprofundá-las, segundo seus projetos pedagógicos específicos. São Projetos de pesquisa:

 

  • MedAção

Projeto que fomenta a pesquisa como fruto da disciplina de Mediação, Arbitragem e Conciliação. Os alunos desenvolvem atividades de conteúdo e de prática sobre os temas que envolvem a Mediação, Arbitragem e Conciliação, com intuito de demonstrar aos alunos, os meios de alternância e de condições, para evitar o confronto. Além de demonstrar a condição de empatia e de diálogo.

  • LIDE

Liga Acadêmica de Interpretação do Direito que tem como objetivo demonstrar os caminhos interpretativos do Direito, baseado nas questões interdisciplinares. Como atividades, a liga fará visitas presenciais para assistir julgamentos e audiências. Além da compreensão dos casos de âmbito social, após a coleta de dados e estabelecimento das áreas de atuação.

 

  • Cont+

Projeto do curso de Ciências Contábeis que desenvolve cartilhas informativas, com objetivo da busca interpretativa das condições locais e o meio discursivo acessível. Além de desenvolver atendimentos contínuos ao público e a comunidade, a qual a instituição está inserida.

 

  • O Corujão Filosófico

Grupo de Estudos que tem como inspiração a “Coruja de Minerva”, a qual ao cair do dia voava para coletar os dados e informações necessárias. O projeto nasce do protagonismo dos nossos estudantes do Curso de Direito em querer ampliar suas discussões sobre os temas trabalhados na disciplina de Filosofia do Direito. Por este caso, o projeto acontece com encontros presenciais e assíncronos, que tem por objetivo, o debate entre a Filosofia e o Direito em razão das temáticas sociais e políticas.

 

  • PORTAL

Empresa Júnior da FACCON, que tem como objetivo agir em razão de uma economia solidária e comunitária. Neste sentido, o primeiro passo será identificar as atividades sociais, o segundo será analisar essas atividades, e por fim, discutir os caminhos de ações para o desenvolvimento regional.